quinta-feira, 20 de março de 2008

Triste fim ou Exercício de Consciência

Estava apático, abatido, dominado pelo medo ou pelo cansaço ou pelo choque ou talvez fosse mesmo o sono de ter acordado tão poucas horas depois de ir dormir, e tamborilava os dedos na mesa enquanto girava o copo plástico vazio em dúvida quanto a enchê-lo ou não, pela terceira vez naquela hora, com café. Não obstante, olhava firme nos olhos do outro e assentia, e esperava, já um pouco impaciente, pela frase que, ainda que tardasse, não falharia.

Conforme ouvia os números das finanças da empresa, que dançavam entre seus pensamentos vadios, girava e girava o copo nas mãos e pensava se devia ter ficado meia hora a mais naquela sexta feira, para terminar aquele relatório, ou se era melhor assim, mesmo, e que se danasse. Perguntou-se se a dança numérica e o que ela certamente significava ou significaria era algo ruim ou bom, e perguntou-se se isso fazia alguma diferença, mas surpreendeu-se ao ver que não, porque no final das contas, a vida é sempre a mesma, sempre a mesma.

Por fim, ciente de que não tinha nada a perder, deitou o copo em gesto dramático sobre a mesa, ergueu-se sem se importar em arrumar o terno e dirigiu-se ao chefe, ou ex-chefe, ou futuro ex-chefe e disse Certo, então eu estou demitido, não é mesmo?, e estava, e era.

Nenhum comentário: